A bandeira tem um significado republicano e nacionalista. Fica aqui uma explicação plausível para o significado das suas cores bem como dos símbolos que a compõem:
Verde – a cor da esperança; está ligada à revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891;
Vermelho – é a cor combativa, quente, viril por excelência; é a cor da conquista e do riso; uma cor cantante, ardente e alegre; lembra o sangue e incita à vitória.
Esfera armilar – representa o Império Colonial Português e as descobertas feitas por Portugal.
Escudo de armas português (que se manteve tal como era na monarquia), sobreposto a uma esfera armilar:
- Cinco quinas: alusão às cinco chagas de Cristo.
- Besantes: cinco besnates* em cinco quinas (25 besantes** ao todo); estes fazem referência aos 30 dinheiros pelos quais Judas traiu Jesus Cristo. Segundo a lenda, antes da Batalha de Ourique (26 de Julho de 1139), D. Afonso Henriques rezava pela protecção dos portugueses quando teve uma visão de Jesus na cruz. D. Afonso Henriques ganhou a batalha e, em sinal de gratidão, incorporou o estigma na bandeira de seu pai, que era uma cruz azul em campo branco.
Sete castelos: tradicionalmente, representam as vitórias dos portugueses sobre os seus inimigos e simbolizam também o Reino do Algarve.
"Aqui pinta no branco escudo ufano,
Que agora esta victoria certifica,
Cinco escudos azues esclarecidos
Em signal destes cinco Reis vencidos"
Luis de Camões
____________________________
*Besante – nome dado a cada ponto branco incorporado nas cinco quinas da bandeira.
** Para dar a soma de 30 (numero de dinheiros pelos quais Judas traiu Jesus Cristo) os besantes da quina do meio devem ser contados duas vezes.
Sem comentários:
Enviar um comentário