sexta-feira, 23 de abril de 2010

Concerto comemorativo do Centenário da República

No âmbito das comemorações de Centenário da República e do encerramento das actividades da "Semana da Escola", realizár-se-á no próximo dia 30 de Abril de 2010, pelas 21.15h no auditório Eng. Eurico de Melo, em Santo Tirso.

Este concerto, contará com a presença:

- do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso;

- Orfeão de Matosinhos.

A apresentação dos dois coros será feita, num primeiro momento, a nível individual e, depois, em conjunto.

Ambos os coros serão dirigidos pelo prof. Manuel Pinheiro.

No átrio do auditório, estará patente uma exposição alusiva ao tema: "Implantação da República: um século em imagens", com imagens relativas a acontecimentos que levaram à queda da Monarquia e à consequente Implantação da República em 5 do Outubro de 1910, bem como a fotografia oficial dos Presidentes da República, juntamente com um pequeno resumo daquilo que foi a sua actuação como Chefes de Governo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

``A Portuguesa´´

Hino nacional
Com a Implantação da República a 5 de Outubro de 1910, os principais símbolos nacionais – a bandeira e o hino – foram alterados. Já aqui expusémos a bandeira republicana bem como uma possível interpretação do seu significado. Apresentámos agora, uma breve síntese daquilo que é o Hino de Portugal, “A Portuguesa”.
O hino português tem na sua origem o Ultimato de 11 de Janeiro de 1890 que os ingleses impuseram a Portugal, facto que indignou a Nação e exaltou os mais altos valores patrióticos. Não ficou imune a esta inflamação nacional Alfredo Keil, que logo quis compor uma marcha de protesto e exaltação dos valores e sentimentos pátrios. Para essa marcha escreveu depois Henrique Lopes de Mendonça os versos, surgindo depois o título da composição: A Portuguesa.
. O Hino não demorou muito, no entanto, a estar pronto, pois já em Fevereiro era conhecido popularmente, através da imprensa. "A Portuguesa" teve um impacto nacional enorme, acusando excelente receptividade da população, que se revia na letra e facilmente entoava a melodia. Daí que durante a sublevação militar de cariz republicano que deflagrou no Porto em 31 de Janeiro de 1891, a marcha dos amotinados foi precisamente "A Portuguesa". Com o advento da República em 5 de Outubro de 1910 "A Portuguesa" irrompe de novo na população, decretando-se mesmo logo em Novembro o seu respeito e homenagem pelos militares sempre que entoado. Mas só na sessão de 19 de Junho de 1911 da Assembleia Constituinte é que se proclamou "A Portuguesa" como Hino Nacional. A versão oficial só foi aprovada, porém, em 4 de Setembro de 1957, por iniciativa do ministro da Presidência Marcello Caetano.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rindo dos Presidentes

Durante a República nem tudo foi sério. Apresentamos agora caricaturas de alguns presidentes: